
INSTALAÇÃO DE AR-CONDICIONADO EM APARTAMENTO
Todos buscam a realização de um apartamento lindo e aconchegante para realizar esse sonho a instalação de ar-condicionado em apartamento é item muito complexo que requer atenção, cuidado e muito planejamento.
Tratando-se de um aparelho que que requer dimensionamento adequado para ser ligado na rede elétrica do condomínio é necessita de muita atenção, com a instalação de ar-condicionado em apartamento mal planejada pode levar transtorno para os vizinhos.
Pensando em facilitar hoje iremos te auxiliar com diversas dicas que pode salvar sua instalação de ar-condicionado em apartamento.
Entenda as etapas da instalação de ar-condicionado em apartamento.
Antes de iniciar a instalação de ar-condicionado em apartamento deve se atentar as regras/normas internas do seu condomínio, entre elas as mais comuns são:
- Prevenir acidentes;
- Restringir aborrecimentos entre moradores;
- Diminuir risco à saúde dos moradores;
- Estimar padrões apropriados para a fachada do condomínio.
Sendo essencial consultar o manual do proprietário ou a administração do condomínio antes mesmo da compra dos equipamentos, abaixo vamos sitar algumas etapas técnicas que devem ser seguidas para minimizar os riscos de sua instalação de ar-condicionado em apartamento.
- Verificar juntamente com um técnico devidamente habilitado a disponibilidade de ponto de energia elétrico para alimentação da unidade externa “condensadora”.: Geralmente as construtoras disponibilizam uma área técnica muitas vezas na sacada ou área de serviço dos apartamentos, tendo o ponto de energia adequado para a ligar a unidade externa “condensadora”.
- Juntamente com a administração do condomínio ou conforme o manual do proprietário identificar onde está previsto o local de instalação da unidade externa “condensadora”. Nesta etapa é necessário seguir fielmente as exigências do condomínio pois a unidade externa “condensadora” não pode comprometer a fachada do edifício.
- Identificar os pontos previstos de dreno para a instalação das unidades internas “evaporadora” em cada ambiente. Se necessário pode ser feito adequações nos pontos de dreno previstos.
- Identificar as passagens previstas nas colunas e vigas estruturais. Não sendo permitido perfurações/ aberturas nas colunas e vigas as construtoras disponibilizam um furo existente nestas áreas estruturais para facilitar a passagem da tubulação
Seguindo esses padrões a instalação de ar-condicionado em apartamento não te trará problemas futuros
Com o auxílio de um técnico qualificado determine a capacidade de btus/h ideal para cada ambiente que deseja climatizar de seu apartamento, uma conta rápida geralmente utilizada é de 600 a 750 btus/h por metro quadrado em um ambiente residencial
Após estar bem definido os itens acima mencionados vamos definir o trajeto da tubulação de cobre, para interligação entra a unidade interna “evaporadora” e unidade externa “condensadora”, lembrando que para uma perfeita instalação de ar-condicionado em apartamento devemos seguir as instruções de material e ferramental adequado.
Instalação de ar-condicionado em apartamento exige planejamento e o cumprimentos rigoroso de regras do condomínio e boas práticas do fabricante, caso não seja permitido a instalação de ar-condicionado em apartamento no eu condomínio é necessário colocar em pauta durante a assemblei e todos discutem a viabilidade de instalação de ar-condicionado em apartamento.
Sendo o foco conforto e bem-estar dos moradores nada melhor do que seguir as exigências do condomínio para uma perfeita instalação de ar-condicionado em apartamento.
O texto acima "INSTALAÇÃO DE AR-CONDICIONADO EM APARTAMENTO" é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. – Lei n° 9.610-98 sobre direitos autorais.